segunda-feira, 5 de maio de 2008

animais selvagens






Direitos dos Animais
Uma coisa muito importante que vamos falar no programa de hoje é sobre os direitos dos animais, pois não são somente os homens e as crianças que têm direitos universais. Os animais também os têm. São 14 artigos que nos fazem lembrar que os nossos amigos podem viver muito bem no nosso planeta.
Todos os artigos são importantes, porém vamos ressaltar apenas alguns:
Artigo 1º - Todos as animais têm direito a existência.
Artigo 2º - O homem, como ser racional tem obrigação de defender os direitos dos animais.
Artigo 3º - Os animais têm direitos à atenção, cuidados e à protecção.
Artigo 4º - Os animais pertencentes a espécie selvagem tem direito de viver livre.
Artigo 10º - Nenhum animais deve ser explorado para divertimento do homem.
Artigo 12º - Todo acto de poluição, destruição da natureza e matança de grande quantidade de plantas e animais é considerado genocídio.

Artigo 14º - As organizações de apoio e protecção dos animais devem ter representações em nível governamental.

Com isso, vamos tentar melhorar a condição dos animais no mundo, pois o ser humano ainda continua a explorar a condição dos animais e para que isso não aconteça mais, temos que unir nossas forças e trabalhar bastante para que parem com os maus tratos, com a matança sem uma razão forte e importante.

Curiosidade: Na Austrália há florestas tropicais no nordeste do país. E são nessas florestas que vivem os grandes cangurus. Sabias que o canguru vermelho dá saltos de até um metro e meio de distância. Além dos cangurus, na Austrália há koalas entre outros.




atenção:

Os animais são seres vivos, ficam tristes, alegres, sentem fome, sede, sentem dor, como qualquer um de nós.

É inconcebível que ainda existam pessoas que os tratem como meros objetos para seu próprio uso e prazer.

Não dá para entender os torneios de caça e suas normas cruéis, pois os animais que não morreram com os tiros dos caçadores, devem ser mortos a facadas.

Não são poupadas nem fêmeas grávidas ou mães com seus filhotes.

Qualquer tipo de caça, seja em competições (por esporte), seja para retirada de couro e pele, seja para alimentação exótica, é cruel e injusta.


vamos agora falar de alguns animais selvagens

Raposa:


A raposa é o carnívoro selvagem com maior distribuição e abundância do mundo. Tem um focinho esguio, rematado por umas orelhas longas e pontiagudas, e uma cauda espessa e vistosa com cerca de 50 cm de comprimento. A pelagem é castanho-avermelhada, e as patas estão dotadas de garras não retrácteis. O corpo e a cabeça apresentam um comprimento que pode variar entre 60 a 90 cm, e um peso entre 5 a 10 kg. As fêmeas são sensivelmente menores que os machos.É um animal com uma actividade essencialmente crepuscular e uma dieta quase exclusivamente carnívora. Dela fazem parte pequenos mamíferos - coelhos, lebres, ouriços-cacheiros -, aves, peixes, insectos, e ocasionalmente frutos silvestres e cultivados. Os desperdícios humanos são também procurados em épocas de maior carência, sendo por isso comum aproximarem-se de lixeiras próximas de centros urbanos. Consome cerca de 500 g de alimento por dia. O que não caça e não come no próprio dia esconde para consumo superior. Chega a ter cerca de 20 esconderijos de comida, conseguindo lembrar-se de todos eles. Nas zonas rurais, por vezes assalta os galinheiros, tendo o hábito de matar em excesso, o que lhe vale uma má fama entre essas comunidades. Vive em grupos, formado por um macho adulto e várias fêmeas.A época de acasalamento ocorre em Janeiro/Fevereiro e os nascimentos verificam-se na Primavera, tendo a gestação uma duração de cerca de dois meses. A ninhada - uma por ano - é geralmente composta por 4 a 5 crias. Utiliza tocas escavadas e protegidas pela vegetação, construídas por ela própria ou aproveitando as de texugos ou coelhos. Vive um máximo de 9 anos.



Chita:

As chitas podem, neste momento, ser encontradas no Centro e Sul do continente africano. Este animal já foi presença frequente no Médio Oriente e em alguns territórios asiáticos, embora actualmente seja muito raro avistá-lo nestas paragens.Ao contrário de outros felinos africanos, a chita é um animal solitário, que só se faz acompanhar pelos filhos, se os tiver. Os irmãos também se mantêm juntos durante algum tempo após a mãe considerar que estão preparados para viverem sozinhos.A chita é um animal extremamente veloz. Apresenta características morfológicas diferentes de outros felinos, nomeadamente, as suas unhas não são retracteis, e todo o seu corpo é músculo moldado para ser um velocista, não utilizando a força como maior trunfo.O seu tamanho corporal limita o tamanho das presas que a chita consegue caçar, mas a sua velocidade permite que apanhe presas que também sejam muita ágeis.Sendo o animal terrestre mais veloz, chega a atingir os 110 km por hora, e nunca pode fazer corridas superiores a 10 segundos. Por este motivo, a chita tem de caçar à primeira, pois se falhar vai ter de esperar até que a sua temperatura volte ao normal para poder voltar a perseguir uma presa. Assim, a chita escolhe uma vítima em campo aberto, e vai lentamente tentar uma aproximação, alheando-se de todos os outros animais, para aumentar a probabilidade de sucesso. Se chegar ao ponto de achar que vai ser bem sucedida, tentará então um ataque de surpresa.As prezas favoritas das chitas são as gazelas e impalas, que consegue arrastar com facilidade e que permitem não sofrer muitos danos físicos, se eventualmente falhar.Dada a sua estatura e o facto de viver de forma solitária, a chita encontra muitos carnívoros, nomeadamente as hienas, que sistematicamente vão tentar levar a sua presa. Então, quando caça, leva a presa para uma zona mais protegida e de onde possa observar os movimentos em seu redor para mais facilmente poder defender-se.

2 comentários:

Anónimo disse...

cada dia que passa o vosso blog esta cada vez mais interessante, por isso continuande assim... esta muito fixe...
beijos assinado: miguel




p.s: gosto muito de ti tina...
amo-te bjs para ti e para a tua colega cristiana...

Anónimo disse...

que lindo blog...
ve-se mesmo que foi a tina que o fez...lol
gosto muito de ti tina, desculpa e fala comigo por favor


AMO-TE MUITO BJ£



assinado miguel